Pivô realiza Visita #1 do Circuito Lina, programa de caminhadas de ativação do Pivô Coaty
O Pivô, em parceria com a Prefeitura de Salvador, realizou a Visita #1 do Circuito Lina no dia 27 de março, sexta-feira, a partir das 9h30. A atividade integrou o programa de caminhadas e visitas guiadas que marca um novo capítulo no percurso de retomada do Coaty, convidando participantes a percursos e conversas a partir de diferentes leituras da Ladeira da Misericórdia.
Com trajetórias enraizadas na Ladeira da Conceição da Praia e na Ladeira da Preguiça, Edmilson Rodrigues dos Santos, Marcelo Teles e Nilma Santos conduziram um percurso que costurou essas ladeiras com a Ladeira da Misericórdia, fazendo emergir relações de vizinhança marcadas por continuidades, rupturas e lutas que caracterizam o cotidiano de moradores e trabalhadores das ladeiras do Centro Histórico.
As histórias de Seu Edmilson, forjadas ao longo de décadas nos arcos da Conceição e em sua convivência desde a infância com a Misericórdia, se entrelaçaram com as experiências recentes de Marcelo e Nilma à frente do Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, na Ladeira da Preguiça, onde práticas culturais e ações comunitárias contribuem para a permanência viva do território. A partir dessas narrativas, a caminhada se constituiu como um espaço de produção de memória em ato.
Nesse sentido, a primeira caminhada do programa se configurou como um gesto de aproximação que reconhece a Misericórdia como parte inerente de um território vivo, onde memória, presença e imaginação seguem produzindo a cidade no presente.
Em todas as visitas, a contextualização histórica é conduzida pelo arquiteto e pesquisador Dilton de Almeida, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), que coopera com o Pivô no âmbito de pesquisas direcionadas aos projetos vinculados ao Coaty.
A atividade foi aberta e gratuita, voltada a pesquisadores e pessoas interessadas em história urbana, memória e território. O número de vagas foi limitado, em função das condições de acesso e das restrições do local devido às obras em andamento.
A cada caminhada, diferentes convidados conduzem as visitas, trazendo seus próprios focos de pesquisa e suas relações singulares com o território, seja a partir da arquitetura, da história urbana, das práticas culturais e sociais, da memória ou das experiências vividas na cidade.
Agradecimentos à Prefeitura de Salvador, em especial à Secretaria de Cultura e Turismo.
Fotos: Patrícia Almeida

English














