Gabriela De Matos é arquiteta, urbanista, curadora e pesquisadora. Formada pela PUC MG (2010), especializada pela UFMG em 2016 e mestre em Direitos, Conflitos e Outras Legitimidades pelo Diversitas, Universidade de São Paulo. Fundadora do Projeto Mulheres Negras Arquitetas (2018), foi nomeada Arquiteta do Ano (2020) pelo IAB RJ e atuou como co-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento São Paulo. Sua pesquisa explora a genealogia da Arquitetura Afro-brasileira e desenvolve estruturas analíticas para entender a arquitetura afro-brasileira contemporânea. No último ano, ministrou palestras nos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Países Baixos, Espanha, Portugal, Uruguai, Colômbia e Argentina. Em 2023, co-curou o Pavilhão Brasileiro na La Biennale di Venezia, conquistando o inédito Leão de Ouro pela Melhor Participação Nacional. Desde 2020, é professora da Escola da Cidade. Gabriela também é CEO do Gabriela de Matos Architecture Studio (fundado em 2014), onde desenvolve projetos em diversas escalas, com foco em design de exposições. Atualmente, está em uma residência artística na Cité Internationale des Arts em Paris, como parte do programa Atlantic Threads.

English